sábado, 30 de janeiro de 2016

Humor e arte

"Uma imagem vale mais que mil palavras."
O humor e arte de António comprova-o, uma vez mais, na página dois do Expresso desta semana.


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Vergílio Ferreira - Centenário

Parece que foi ontem e já lá vão mais de 40 anos!
Hoje era notícia na rádio, logo pela manhã bem cedinho, que Vergílio Ferreira nasceu há 100 anos. 
Foi um escritor que me fez companhia no início da década de 70, antes e durante o serviço militar.
Lembrei-me de vários livros e saltou a imagem de Nítido Nulo, de que gostei muito e, tinha a certeza, me fartei de sublinhar. 
É estranha a memória: a "gaveta" mais antiga é nítida, a de ontem é nula.
Logo que cheguei fui à estante e lá estava: edição de 1972, da Portugália, cheio de sublinhados a lápis, como este:
"(...) Nos problemas que nos pomos e na antecipada solução deles, que é por onde um problema começa. Ou na não solução deles quando escolhemos problemas para a não terem.(...)"
ou este:
"(...)Ele já não fuma, esquecia-me, é um indivíduo sem vícios. São terríveis os homens sem um pequeno vício qualquer a atestar-lhes a fraqueza de seres humanos, a canalizar os vícios grandes.(...)"
e ainda este:
"(...) E outra vez os juízes, os carrascos, os energúmenos da razão - porque é que se há-de querer sempre ter razão? A razão é uma putéfia, abre a perna a quem lhe paga.(...)"
Vergílio Ferreira
Nítido Nulo

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Presidenciais

E pronto! 
Contados os votos, Marcelo será o Presidente de todos os portugueses nos próximos cinco anos, mesmo daqueles que nele não votaram. E, como diria o Tiririca, "pior não fica".
Façamos votos para que, rapidamente, faça esquecer o actual inquilino, que a história registará (se tiver algum espaço disponível) apenas como o homem que, aproveitando a rodagem de um carro, se tornou a personagem que mais anos ocupou as cadeiras do poder desde Abril de 74, eleito sempre por uma maioria significativa de cidadãos. Nada a dizer, porquanto foi sempre por vontade expressa do povo. 
E não era político! Olha se fosse ...

sábado, 23 de janeiro de 2016

Presidenciais

Na véspera de umas eleições cujo resultado é, há muito, dado como adquirido, vale a pena manter o hábito bem antigo de ler o Expresso só para ver (mais) um cartoon deste nível.
O espírito crítico e mordaz de António ao seu melhor nível.


sábado, 2 de janeiro de 2016

Balanço 2015

Mais um ano chegou ao fim e, por isso, fica bem aqui um registo, em jeito de balanço, não exaustivo nem choramingas, antes objectivo e circunscrito, e apenas ... porque sim.
A consulta ao programa informático que gere a minha "biblioteca" devolve 42 livros lidos em 2015, apesar de (ainda) não estar reformado. Alguns, poucos, são releituras e a grande maioria, romances. Predominam os autores portugueses contemporâneos, muitos já consagrados nomes das nossas letras.
Não revelo se gostei mais deste ou daquele, se esperava mais do último ou do anterior. Digo apenas: gosto de ler e leio mesmo e, em 2015, ainda fiz muitas outras coisas, boas e más, que me dispenso de "balancear"!
Bom Ano de 2016 ... num tempo que se espera novo.