segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Livros (lidos ou em vias disso)

Começou o corte dos cachos das videiras que, em Abril deste ano, no Douro, ainda nem sequer abrolhavam. O ritual de antigamente está hoje em desuso, exigindo-se a quem vindima um cuidado carinhoso com as uvas, para que o corte acrescente qualidade ao vinho que há-de resultar da cozedura do mosto.

Hoje cruzei-me com várias carrinhas que transportavam pessoas para as vindimas e, quando cheguei, fui à estante procurar Torga, lido há anos, mas a quem se volta sempre com prazer.

" (...) Encosta espraiada de cepas a olhar o rio ao fundo e o céu lá no alto, a Cavadinha, com o  nome em letras garrafais no arco de ferro que encima o largo portão da entrada, é o mimo das quintas. Uma alta ramada dá sombra ao caminho varrido que liga a estrada à residência, sólida construção sobranceira às várias dependências que a rodeiam: os lagares, os armazéns e a cozinha do pessoal. Casas caiadas de branco, telhado e tudo, como as de Penaguião, quando neva. Uma brancura para enganar o coração de quem vem.

A cal, porém, não chegava até à cardenha onde dormiam os vindimadores. Longe do terreiro, sobradada de palha e dividida em dois por uma meia parede que teias de aranha prolongavam até ao telhado, de um lado amontoavam-se as mulheres, do outro ressonavam os homens e as crianças, quando, depois de um dia de corte, de cestos e de lagar, caíam como tordos no chão.

- Onde se começa? - quis saber o Eusébio, ao deitar, numa curiosidade de boi pela molhelha.

- Na encosta do buxo, disse-me o tio Seara. 

Dançado o último fandango, esgotado o reportório das cantigas, a tarde caíra sonolenta sobre as léguas do caminho. E agora, antes de se entregar inteiro a um repouso de morte, o corpo necessitava de conhecer em que sítio se iniciava a vida quando viesse a ressurreição.

- Aperte mais o rabo, tia Joana! - gritou de cá o Jerónimo, a um ruído suspeito do outro lado.

- Eu ainda não estou tão lassa como cuidas, ó alma do diabo! Fala ali com a Carminda ...

Um impudor de convívio chegado, de intimidade de paredes sem reboco e sem remate no tecto, rasgava o véu que cada natureza, principalmente se era feminina, trazia à volta de si. Velhas e novas, virgens e casadas, homens e meninos, olhavam-se descompostos e naturais, numa ironia tolerante.

- Ó tia Virgínia, que tal é o colchão?

- É-é-é ... bô-ô-ô ...

- E você, tia Angélica, reza a coroa?

- A minha alma já está no céu, só de vos aturar ...

- Fartei-me de uvas! - gabava-se o Chico, entoirido. - Até me dói a barriga ...

- Se te apertar, não me sujes ... Vai lá fora!

- Há pulgas, aqui! - gritou a Carminda.

- Queres que tas vá coçar?

Nenhum dito regressava sem troco, nenhuma intenção ficava por entender. (...)"

Vindima
Miguel Torga
Gráfica de Coimbra (1997)

1 comentário:

Artur Henrique Ribeiro Gonçalves disse...

Agradável reencontro com a prosa do Torga, numa altura em que o verão já está de partida e o outono mesmo aí à ombreira da porta...