terça-feira, 28 de junho de 2016

Certificate of mtDNA testing

Em Abril de 2008, a minha filha, que se iniciava na aventura da investigação, apareceu-me com uma zaragatoa, com a qual me retirou saliva da boca e da garganta. Findo esse trabalho, colocou-a num recipiente que fechou muito bem e disse-me:

- Vou mandar para um Projecto e, daqui a algum tempo, receberás as origens dos teus (nossos) ancestrais.

Assim foi. Passado algum tempo, recebi uma caixa com uma série de documentos que atestam a origem dos meus antepassados na África há 150.000/170.000 anos atrás. Especificam, também, um  percurso que sobe ao Mediterrâneo, passa pela Grécia, Alemanha, França e, nesta, aparecem três rumos: um que sobe a Inglaterra, outro que desce à Itália e o terceiro que prossegue até Portugal.
Guardo religiosamente toda a documentação numa das gavetas da minha secretária, reservada para as coisas importantes.
Hoje, o meu amigo ADS fez-me chegar o endereço do vídeo que abaixo reproduzo e no qual se demonstra que, ao contrário do que alguns pensam, afinal todos estamos mais perto uns dos outros do que muitos querem fazer crer.

1 comentário:

casulo disse...

E foi tão giro ;) Também já tinha publicado esse vídeo no facebook, gostei muito!