quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Nível


Correspondendo ao apelo do filho, fui hoje ajudar a colocar numa parede um conjunto de elementos decorativos, postos com rigor de distâncias entre si e na distribuição no espaço onde passaram a estar.
Para a tarefa, foi necessário recorrer a um nível, ferramenta imprescindível para que a horizontalidade e, fundamentalmente, a verticalidade das peças colocadas ficasse garantida.
De regresso a casa, com o frio a anquilosar os neurónios, veio-me à memória não uma frase batida, mas uma ideia "brilhante", daquelas que quer Einstein quer o Professor Pardal não desdenhariam, a saber: se existe legislação e normas de conduta que nos obrigam a cumprir uma infinidade de regras e nos penalizam se as infringimos, por que não aprovar uma Lei que nos compelisse a usar um nível, ainda que de tamanho reduzido, ao qual seria acoplado um apito, de cor à escolha de cada um, para garantir a democraticidade da medida.
Com as possibilidades que a informática hoje oferece e para que se tirasse o maior proveito da nova regra, o equipamento estaria dotado de um chip, que albergaria os elementos da nossa identidade, a carta de condução, o passaporte, os cartões de contribuinte, de saúde e do clube, o passe social, os documentos do carro e da casa. Poderia, numa pasta de acesso restrito, ter ainda as preferências de cada um, em matéria gastronómica, de lazer ou outras, rentabilizando de forma apreciável os meios e evitando os gastos que irão acontecer com o Cartão Único, que tanta polémica tem dado.
O funcionamento, simples, seria o seguinte: sempre que o cidadão baixasse a níveis da cave, da sarjeta ou do esgoto, perdesse a verticalidade ou desencadeasse processos tortuosos, o chip encarregar-se-ia de accionar o apito e este, qual trombeta anunciadora, apitaria sem fim.
Pergunta inocente: haveria poucas apitadelas ou o barulho tornar-se-ia ensurdecedor?

3 comentários:

Anónimo disse...

Sê amigo dos teus ouvidos, rapaz!
Pergunta ao Pai Natal!
Talvez ele aceite a sugestão para prendas aos "Chicos Espertos".
O pior é que ficará sem tostão para os presentes das crianças...

R9 disse...

Para alguns ao apito teria de ser associado um choque eléctrico, só assim perceberiam a gravidade da situação!
Outros porém talvez gostassem (posso dar o exemplo daquela senhora que lançou um livro há pouco tempo)

“Zezinho” por momentos pensei que tivesses tido uma ideia mais prática, mais do género do teu filho…repara: se o nível (propriamente dito) tivesse um ligeiro apito sempre que se atingisse a verdadeira horizontalidade, não precisaríamos de estar ali a olhar para perceber se a “gota” estava mesmo a meio dos tracinhos!!!!

casulo disse...

Que ideia satânica! Como se já não bastasse o barulho das obras aqui do lado, ainda querias sujeitar-nos a uma estridente e contínua sessão de apitos?!