domingo, 16 de março de 2008

16 de Março


A manhã estava serena, a temperatura agradável e o sol, envergonhado, escondido por entre as nuvens.

O mar da Foz deve ter andado, nesta semana, com grandes sobressaltos e zangado com a vida. A areia mostrava isso mesmo, quer exibindo muitos detritos trazidos pelas marés, quer por se apresentar tão "fofinha" que mal aguentava o nosso (excessivo) peso.

Ainda antes do almoço, um "salto" à Quinta dos Loridos, para uma visita, indiscreta e sem licença, aos Jardins do Oriente que Joe Berardo por lá anda a edificar. O que existe já vale a pena, depois de concluído vai ser local de visita obrigatória.

Há 34 anos era sábado e, por esta hora, já um brigadeiro de voz esganiçada tinha dado ordem de rendição, por megafone e em cima de um jeep, aos militares do RI 5 que tinham dado o primeiro grande sinal público de que alguma coisa, importante, se preparava.

No dia 25 do mês seguinte, o brigadeiro já nem com megafone se ouviu ...

3 comentários:

Artur R. Gonçalves disse...

Segui com muita emoção as peripécias do 17 de Março de há 35 anos nas Caldas. Nessa altura, já estava em Lisboa, mas senti muita alegria da minha terra natal. A certeza de que alguma coisa estava para ocorrer confirmou-se no 25 de Abril seguinte. Só que então, já não precisei de esperar pelas notícias mais ou menos clandestinas que me chegavam de casa. Meti-me no seio da multidão que surgia de todos os lados e integrei-me no meio da história que estava a acontecer naquele preciso momento.

Artur R. Gonçalves disse...

Como se deixa perceber, onde se lê «17 de Março de há 34 anos» dever-se-ia ler «16 de Março de há 35 anos». A data em que redigi o comentário terá sido a culpada do primeiro lapso e a celeridade da escrita do segundo. Consciente ou inconscientemente, talvez seja algum problema mal resolvido com os números.

Casa da Ginja disse...

E os números continuam a atrapalhar ... O correcto é 16 de Março de há 34 anos; 35 só para o ano.
Como o tempo voa! Parece que foi ontem