sábado, 26 de dezembro de 2009

Livros (lidos ou em vias disso)

Começa assim:

Toda a vida, antes da doença e durante a doença, a minha mãe contou-nos e contou-nos

- Oiçam isto

que em pequena a minha avó acompanhava a minha bisavó de visita a senhoras que moravam em andares antigos na parte antiga de Lisboa, salas e corredores numa penumbra perpétua onde as pratas e as loiças a seguiam e a minha avó com dez ou onze anos a pensar

- Como esta casa deve ser triste às três horas da tarde (...)

E acaba, como verifiquei hoje ao chegar ao fim:

(...) a ouvir e não são as ondas que oiço, é o silêncio no interior das ondas e as vozes que me acompanham desde sempre e mal as vozes se calarem levanto-me e regresso a casa. Quer dizer não sei se tenho casa mas é a casa que regresso.

Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?
António Lobo Antunes
D. Quixote (2009)

1 comentário:

Artur Henrique Ribeiro Gonçalves disse...

A prosa está pejada de poesia. O convite à leitura das páginas do meio é tentador. Um dia destes faço as pazes com Lobo Antunes e ponho-me a ler um dos seus livros. Os mais recentes, para me manter mais afastado dos antigos. Os tais que eu li e não gostei.