terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pimpões

Passam hoje 70 anos sobre a data em que seis jovens, na época, deram vida à Sociedade de Instrução e Recreio "Os Pimpões", nascimento do que viria a ser (e é) uma Associação de referência no panorama do associativismo citadino, regional e, até, por que não dizê-lo, nacional.

Fundada entre as duas grandes guerras, num período dos mais duros da ditadura e em plena guerra civil espanhola, a tudo resistiu, mantendo uma actividade ininterrupta até aos nossos dias, em prol da cultura, do desporto e do lazer, instalada num bairro de classes trabalhadoras que a ela dedicaram muito do seu tempo livre e das suas capacidades.

Hoje, com o advento dos novos tempos em que o tempo cada vez se torna mais ínfimo, a vivência dos Pimpões é outra e o seu futuro, como o passado, ter-se-á que adaptar às novas exigências, aos novos paradigmas, à nova forma de cada um e de todos, sempre com a preocupação, sábia de antanho, de que, juntos, conseguimos sempre mais e melhor do que sozinhos.

Os laços, fortes, que me ligam a esta grande casa obrigam-me a registar a efeméride e a desejar que o futuro lhe seja risonho, próspero e, sobretudo, tão digno como o foram os setenta anos já vividos.

Sem comentários: