sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Livros

Os livros, tenho a certeza, têm inúmeras utilidades, sendo uma delas - não sei bem se a principal - o de serem lidos, embora as gentes que estudam estas coisas, digam que são cada vez menos os que perdem tempo com isso.

Cá pela Casa, paradeiro de muitos desde sempre, os livros são, nas últimas semanas, uma ocupação diária não apenas para a leitura que sempre foi rotina, mas para uma nova arrumação. Os espaços que lhes são destinados não esticam e a ordem, apesar do suporte informático, é essencial para nos entendermos (eu e eles).  Passá-los de um lado para o outro permite, para além do manuseamento que, por vezes, não acontecia há anos, passar o pano do pó,

- já nem me lembrava deste ...

(re)ler o princípio ou o fim, ou ambos, intercalado por uma página "ao calhas". A tarefa está muito longe de ser concluída, mas ... qual é a pressa? Uma pequena alteração na ordem, o intercalar de mais um que estava ausente, um outro que regressou, provoca a desordem total e obriga a mais trabalho.

E para quê?

Porque dá gozo, traz recordações e transmite-lhes o conforto de se saberem lembrados, o que, para quem não fala e convive sem se manifestar, não deverá ser despiciendo.

Apesar do muito trabalho já desenvolvido, ainda não encontrei nenhum envelope com dinheiro, o que, como eu esperava, me diferencia claramente do outro e me garante que o Ministério Público, em princípio, não passará por cá para colaborar na (des)arrumação.

As eleições estão marcadas para 10 de Março do próximo ano e, até lá, ou muito me engano ou os resultados das investigações em curso não verão a luz do dia. 

É muito mais fácil arrumar livros ... 

1 comentário:

Artur Henrique Ribeiro Gonçalves disse...

Como já disse algures, por outras palavras idênticas a estas, levamos uma vida a juntar livros que a morte depois dispersa dum momento para o outro. Agora que já esgotei os espaços livres para guardar mais, pus-me a ler os antigos. Vou-lhes limpando o pó acumulado ao longo de décadas, arrumo-os de novo onde sempre estiveram para não lhes perder o rasto e digo-lhes uma espécie de adeus até sempre. De vez em quando lá trago um novo cá para casa, mas a afeição aos velhos companheiros de todo o sempre continua a ser irresistível...