sexta-feira, 10 de março de 2023

Surpresa

A Tradisom envia, regularmente, notícias sobre as suas edições, normalmente "fora da caixa" , sempre com grande qualidade e que não se ouvem nos canais radialistas, talvez por não caberem nas playlist prévia e cientificamente elaboradas.

Ontem chegou a última compra efectuada: um CD, de Pedro Branco, com o título AMOR. Para além de ser extraordinariamente agradável de ouvir, tem uma apresentação apelativa e de alta qualidade. Fui folheando enquanto ia ouvindo as músicas. Eis senão quando me deparo com uma fotografia de um dos músicos, que incluía um pequeno texto. O retrato era do Iúri, inconfundível.

Conheci-o bem miúdo, a esforçar-se por conseguir ser escolhido para a equipa de natação, o que conseguiu, claro, obtendo bons resultados, sempre à custa da sua muita humildade e de muito trabalho. Depois, foi nadador-salvador na Foz do Arelho e, ainda hoje, muita gente recorda a sua entrega e o seu profissionalismo, sempre firme, delicado e bem disposto. A música levou-o daqui e ainda bem. Tem corrido mundo e é tão agradável ouvi-lo fazer a percussão para grandes artistas quanto saber como continua a ser querido por todos e em todo o lado.




quinta-feira, 9 de março de 2023

Alcatruzes

Prosseguem, tranquilamente, o seu percurso, dando a oportunidade a que, nuns, a vida corra bem, noutros nem tanto, noutros ainda, seja impossível perceber o que acontece, como acontece e porque acontece. Ainda assim, seria muito mais fastidioso se os dias fossem como os alcatruzes da nora, sempre tirando a água do poço num ritmo constante e repetitivo que, ao fim de algum tempo, se torna rotina clássica, desenxabida e desinteressante.

Felizmente que a vida não é como a nora nem os seus alcatruzes são iguais. Tem a grande vantagem de nos oferecer dias melhores ou piores, mas todos diferentes. 

Faz hoje 45 anos que nasceu uma mulher extraordinária, mãe extremosa e filha para quem não há adjectivos adequados ao seu nível. É "só" a minha filha, que hoje completa mais um aniversário, para me encher de alegria e muita satisfação.

Parabéns, querida filha, e mantém sempre presente que os alcatruzes da nora são repetitivos mas os dias da vida nunca o serão. Amanhã será sempre diferente.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Palavras bonitas

No Dia Internacional da Mulher, escritas por uma grande mulher a falar de sua avó, outra enorme mulher nos tempos em que ainda era mais difícil sê-lo.

REVOLUÇÃO FRANCESA

Andou
na revolução francesa
desassossegou o coração

Foi amiga daquelas
que gritaram
caminhou com elas

Pisou o mesmo chão

Esteve nas assembleias
revolucionárias
fizeram com o seu grito

Um imenso cordão

Maria Teresa Horta
Poemas para Leonor
D. Quixote (2012)

terça-feira, 7 de março de 2023

Venham mais cinco ...

... para a minha irmã, que hoje faz anos mas não quer saber quantos, muito menos que alguém os conte e divulgue o resultado.

segunda-feira, 6 de março de 2023

Livros (lidos ou em vias disso)

O meu amigo ADS "obrigou-me" a reler o livro meu homónimo, escrito por Virginia Woolf em 1928 e trazido até nós em variadíssimas edições, a última das quais é a que hoje terminei. Tanto quanto me lembro e como é referido no prefácio, esta edição traz algumas diferenças em relação às anteriores mas, no fundo, a mesma essência.

O romance pretende ser uma biografia de Orlando, um ser humano cheio de "eus", os mais diversos, de tal modo que nasce masculino, cresce rapaz, e, já bem adulto, torna-se uma mulher, com uma imaginação imensa, que a leva a percorrer o mundo, no tempo e no espaço, sem sair do conforto do seu nobre casarão.

Actual, sem qualquer dúvida.

"(...)     - Mas, então, o quê? Quem? - perguntou. - Trinta e seis anos; num carro; mulher. Certo, mas também um milhão de outras coisas. Serei uma snobe? As condecorações, o brasão, os meus antepassados; se me orgulho deles? Sim! Ambiciosa, voluptuosa, depravada; será que sou?

(Aqui entrou outro eu.)

 - Quero lá saber se sou ou não. E serei de confiança? Acho que sim. Generosa? Ah, mas isso não conta.

(Já era outro eu.) 

- Passar a manhã na cama, nos meus lençóis da melhor qualidade, a ouvir os pombos; faqueiros de prata; vinho; criadas; criados. Serei mimada? Talvez. Demasiado a troco de nada. Daí os meus livros.

(E saíram-lhe cinquenta títulos de recorte clássico, que julgamos serem aquelas suas primeiras obras românticas, que rasgou.)

- Oco, fala-barato, romântico. Mas - (e entrou outro eu) - uma nulidade, um desajeitado. Mais desastrado seria impossível. E ... e ... 

(Aqui, hesitou, em busca da palavra certa, e, se sugerirmos <<amor>>, é possível que nos estejamos a enganar, mas o certo é que ela riu e corou e depois exclamou:)

- Um sapo incrustado de esmeraldas! Henrique, o arquiduque! O tecto cheio de varejeiras!

(E entrou outro eu.) (...)"

Orlando
Virginia Woolf 
Cavalo de Ferro (2021)

domingo, 5 de março de 2023

Palavras bonitas

    disseram: mande um poema para a revista onde colaboram
                                                                                        todos
    e eu respondi: mando se não colaborar ninguém, porque
    nada se reparte: ou se devora tudo
    ou não se toca em nada,
    morre-se mil vezes de uma só morte ou
    uma só vez das mortes todas juntas:
    só colaboro na minha morte:
    e eles entenderam tudo, e pensaram: que este não colabore
                                                                                        nunca,

    que o demónio o leve, e foram-se,
    e eu fiquei contente de nada e de ninguém,
    e vim logo escrever este, o mais curto possível, e depressa, e
                                       vazio poema de sentido e de endereço e
                                       de razão deveras,
    só porque sim, isto é: só porque não agora

Herberto Helder
Servidões
Assírio & Alvim (2013)

sábado, 4 de março de 2023

Arte na rua

Finalmente, a Rota Bordaliana chegou ao bairro dos ceramistas. 

Foram hoje inauguradas duas excelentes peças de cerâmica contemporânea, da autoria de dois ceramistas caldenses, ainda novos, mas já com largo currículo. Mário Reis e Carlos Enxuto trouxeram a arte para o Bairro onde estão imortalizados quase todos os ceramistas e onde, durante largos anos, viveram muitos dos operários das fábricas da cidade.

As obras foram instaladas na confluência de três ruas de ceramistas célebres - Manuel Mafra, Eduardo Mafra Elias e Francisco Gomes de Avelar - e bem perto de Costa Mota e do Estragado.

O Bairro da Ponte ficou, hoje, muito mais rico.


sexta-feira, 3 de março de 2023

A ver passar os comboios

Miguel Sousa Tavares é, para mim, de leitura obrigatória, quer como colunista quer como escritor. Na sua crónica, no Expresso de hoje, traz nota do que era notícia há 30 anos, transcrevendo um seu editorial da altura, ao qual eu acrescento, da minha lavra e com conhecimento de causa, que há 50 anos, a automotora que circulava na linha do Oeste a uma velocidade "estonteante", proporcionava uma viagem de quase três horas da capital às Caldas, o mesmo que hoje demora, com uma vantagem: havia mais horários.

As centenas de pessoas que, todos os dias, se deslocam para trabalhar e estudar em Lisboa, continuam a ter de utilizar os autocarros altamente fomentados na cavacada e mantidos pelos que se lhe seguiram, não perdoarão a inépcia com que foi tratado o seu futuro, quando toda a Europa há muito apontava o caminho certo.

"(...) Em Março de 1993, há exactamente 30 anos, a revista "Grande Reportagem", de que eu era director, saiu com uma capa cujo título era "Os comboios também se abatem". Lá dentro vinha um extenso trabalho documentando o que estava a ser a paulatina destruição de uma empresa e de todo um sector fundamental para o país, cuja estrutura demorara gerações a pôr de pé e que estava a ser liquidado pela aposta saloia no betão, nos combustíveis fósseis e na desertificação do interior. Fui ler agora o que então escrevi no editorial desse número da "Grande Reportagem" - repito, há 30 anos:

" Em nome da rentabilidade económica, esforça-se para fazer compreender às populações do interior que uma camioneta da Rodoviária em vez de um comboio é o progresso. Enquanto em toda a Europa e nos Estados Unidos o transporte ferroviário está a ser recuperado como opção prioritária, entre nós todos os anos se encerram linhas, se abandonam populações, se deixam cobrir de mato e de nostalgia aquelas belíssimas estações do interior que custaram o esforço e o dinheiro de gerações para construir. E, apesar disso, os prejuízos da CP continuam a acumular-se ... A rentabilidade económica não é fechar linhas, abandonar património, contribuir para o isolamento das populações e para a desertificação do país ... É, por exemplo, a modernização das principais linhas (Lisboa-Porto e Lisboa-Algarve), exigir que não se continue a demorar três horas e meia a ir de Lisboa ao Porto ... No fundo, o que está em causa é, como sempre, uma questão de cultura: o que leva a CP a fechar linhas do interior é o mesmo que leva o ministro da Agricultura a propor que, em vez de fazer agricultura, se plantem eucaliptos; é o mesmo que leva as Câmaras Municipais a achar que o progresso consiste em urbanizar tudo o que ainda não foi estragado ... Nunca houve em Portugal um poder tão arrogantemente inculto, tão incapaz de pensar o país para além de uma simples lógica de merceeiro suburbano."

Lidas hoje à distância de 30 anos, estas palavras doem-me duplamente: não sei se fui eu que envelheci em vão ou se foi Portugal que envelheceu sem sair do mesmo sítio. Mas é incrível como os comboios continuaram parados no mesmo lugar e essa empresa pública que é a CP hoje é sinónimo de Crime Público continuado, tendo apenas acrescentado às nossas contas mais uns largos milhões de prejuízos sem nenhum fim nem finalidade à vista.(...)"

Julgava eu, há 50 anos, que seria possível transformar, inovar, acrescentar, melhorar, no interesse e em benefício de todos. A CP, infelizmente, não é caso único! 

quinta-feira, 2 de março de 2023

Mãe

E, num instante, passaram 19 anos.

A minha mãe foi, é e continuará a ser a mais bonita. Era-o, na realidade, na beleza exterior, no seu íntimo e por ser a minha.

quarta-feira, 1 de março de 2023

Capicua

Confusão? Nem por sonhos. Capicua é um desafio e uma descoberta: ler da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda e ter sempre o mesmo resultado, é fascinante. Não apenas com dois números, sejam eles dois uns, dois dois, dois três ou dois quatro, ou muitos outros, bem longos, que se apresentem tal qual o espelho nos mostra a cara, ainda que, agora, cada vez mais deformada pela matemática do tempo.

Nos números não acontecem equimoses temporais. Uma capicua surge com a mesma beleza em dois algarismos como em 34743, número que nada encerra e muito menos encarna. Podia reflectir uma quantidade de euros que alguns ganham mensalmente e muitos invejam, sempre esperançados que, um dia, talvez a capicua de cinco números lhe surja pela frente no recibo do vencimento, dando-lhe, então, plena satisfação a sua leitura, quer comece da esquerda ou inicie pela direita, como parece estar agora na moda. Se a capicua for de sete números, por exemplo 6458546, tanto melhor, mas em euros e na folha do vencimento será ambição desmedida.

Ainda que adore fazer capicuas - no meu caso, a 25 de Abril, e já lá vão seis -, gostava de conseguir ler pelo menos a sétima, sempre com a esperança de que a leitura seja mais clara pela esquerda. Foi sempre assim que li, para quê alterar?