sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Metáforas

Vinha sozinho, no seu voar balanceado e pontuado pelo chilreio característico e tão bonito quanto o amarelo das suas asas e o vermelho forte da sua pequena cabecita. Voava à beira de água, sem pressas, deliciado com a brisa vinda do mar, meiga e facilitadora do seu voo. O esforço era pouco, contrastando com outros dias em que a força das asas quase não conseguia movimento.

O canavial, denso, despertou-lhe a curiosidade e nele se embrenhou à procura do desconhecido ou apenas porque sim. A cana, nova e fina, despertou-lhe os sentidos e foi nela que pousou, deixando-se balançar de poente para nascente, sem grandes oscilações, enjoos ou perigos.

Apreciando a paisagem, o pintassilgo foi meditando na sua vida, aproveitando-se de estar sem companhia e nem sequer um companheiro para lhe toldar o cérebro. O sol ainda ia alto e o mar, sereno, espelhava tudo, desde uma ou outra nuvem que passasse, devagar, às árvores que circundavam a margem, ou às gaivotas e aos patos que se deliciavam nos voos de aproveitamento do bom tempo.

Que bom não ser humano, pensou o pintassilgo. Faço o que quero e sobra-me tempo. Já não corro o risco de alguém me fisgar ou dar um tiro, os pesticidas diminuíram o suficiente para me alimentar sem grandes riscos, embora deva ter sempre presente algum cuidado. Ninguém me proíbe nada, não cumpro códigos de conduta nem de circulação, voo e paro onde me apetece, não tenho casa nem beira e durmo sem cabeceira.

No meu "principado" existem muitas aves diferentes e, embora o meu chilreio seja, de longe, o mais melodioso, seria estultícia pensar que toda a passarada se identificava com a sua harmonia. Muito embora adore alpista, tenho de admitir, e admito, que há muitas outras aves que a detestam. Enfim, gostos não se discutem e muito menos se impõem.

Não me preocupo com o tamanho dos decotes das pintassilgas, não adjectivo nem recrimino as gorduras supérfluas, o aumento dos juros não é coisa que me aflija e o preço do azeite esbarra na couraça da minha indiferença. Vantagens de ser avezinha alheia à sociedade de consumo ...

Só a guerra me preocupa! Os tiros perturbam a minha cabeça e retiram-me o sossego que eu tanto prezo. Mesmo ainda lá longe, impedem-me de voar alto e levam-me a pensar o que será de mim se a alpista acabar ...

Sem comentários: