sábado, 11 de novembro de 2006

A Orquestra (Conclusão)

Desiludido e triste, o grilo voltou à meditação e, de tão distraído que ia, por pouco não era picado pelo pardal que procurava fazer a sua primeira refeição, retardada pela chuva impiedosa que só agora tinha terminado.
- Bolas, nem já os amigos se respeitam!
- Desculpa, meu bom grilo, vinhas tão encolhido que parecias mais um feijão preto do que um elegante grilo. Vens preocupado!?
O grilo contou a sua desdita com a cigarra e logo ali recebeu o apoio do pardal, apesar das limitações deste em relação à música.
As dificuldades de comunicação existentes à época fizeram com que decorresse algum tempo até ser possível juntar todos. Aconteceu, numa linda manhã de sol, por debaixo de um jacarandá majestoso e florido, um debate rico e emotivo sobre as propostas do grilo falante. Com o cepticismo de uns e o optimismo de muitos, ali se delineou um programa de aprendizagem em conjunto, se esquematizaram os ensaios e se concluiu que talvez fosse possível, todos juntos, produzirem um som harmonioso, que tornasse a floresta ainda mais bela para os de lá e atractiva para quem os visitasse.
Sob a batuta de um grilo discreto e eficiente, o cartaxo toca trompete, o rouxinol clarinete, o pintassilgo violino, a fuinha dedilha o violoncelo sempre carregado pelo gaio, a perdiz toca um adufe e a galinhola um pandeiro, a narceja anuncia os espectáculos e o chapim aplica-se na percussão.
Para todos há lugar e função. O pardal, sempre atento, trabalha para que nada falte, das partituras às estantes, das cordas às palhetas, das cadeiras aos transportes.
A cigarra continua a cantar sozinha ... mas quase ninguém a ouve.

Nota - Qualquer semelhança entre esta pretensa fábula e a vida real é mera coincidência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lindo!
Salvemos a passarada!...Quando soubermos valorizar o melhor de cada um de nós, com simplicidade, a orquestra surgirá e o seu som, há-de ser o melhor para todos.
Porém,como haveremos de cativar as cigarras?

Anónimo disse...

Muito bonito e...muito pedagógico, para quem for capaz de entender a lição da bicharada!

Anónimo disse...

Lindos Lindos, adorei o Chapin, um que nao conhecia. Gostomuito de pássaros, talvez a seguir aos cães mesmo.
Um grd abraço*