terça-feira, 28 de novembro de 2006

Fim do dia

O ritual do costume, na chegada a casa: abrir o portão, à terceira ou à quarta tentativa, que o automatismo só funciona quando quer; pôr o carro debaixo do alpendre, que a arrumação na garagem fica para mais tarde; ir ver o correio; tirar o casaco, a gravata e os sapatos.
Hoje, entre muito lixo de publicidade e duas ou três cartas sem qualquer interesse, vem o JL.
Já sem o plástico que o protege, acompanha-me ao sítio onde, sentado, "todo o cobarde faz força e todo o valente se c171".
Na última página, como sempre, uma autobiografia, desta vez de Teresa Lago, cientista que fez uma "perninha" importante no Porto Capital da Cultura. No seu texto, encontra-se esta pérola, a propósito dos tempos que passou em Brighton, fazendo o mestrado e o doutoramento, o que deve ter acontecido há cerca de 30/35 anos:
... um tempo excitante, entre a aprendizagem da investigação e a família entretanto alargada a três. Mas também um tempo de outras descobertas. E a oportunidade para viver em ambiente onde se descobre, com surpresa, que a natureza é soberana. Talvez mais ainda do que a rainha que os representa. Onde as árvores se não cortam mas se tratam, se doentes. E aos pássaros, se permitia a partilha calma das migalhas sobre as mesas. Onde as casas antigas, preservadas em vez de derrubadas, transmitiam a serenidade da continuidade e a partilha de muitas vidas. Num país onde se cultivava andar a pé, chovesse ou fizesse sol. Talvez porque a milha é bem maior que o quilómetro. Onde o verde dominava, apenas quebrado pelo amarelo dos jacintos que irrompiam aos milhares passado o gelo, ou pelos dourados vermelhos das folhas de numerosas árvores que se descobriam, distraídas da proximidade do frio. Um país onde a curiosidade infantil era virtude a estimular, não sinal de irrequietude. ...
Será um dia possível escrever algo parecido sobre o nosso cantinho à beira mar plantado?

2 comentários:

R9 disse...

Andas a aprender umas coisas n´acabaninha!!!
Esse preâmbulo...já tem um toque de humor da familia "Saints"!!!!
Boa Zézinho....

casulo disse...

Utopias, papá, utopias!... Não esperes tanto para o país! Para nós talvez, não para o país.
O não interpretar a curiosidade infantil como irrequietude pode começar já! E a contemplação das pequenas grandes maravilhas da Natureza, essa, já nos é inata!