segunda-feira, 12 de junho de 2023

Poda

A poda é uma actividade agrícola essencial para que as árvores e um grande número de plantas se desenvolvam harmoniosamente, cresçam nos limites e tenham melhor produção.

Ainda que sem qualquer intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa e bem antes de o Presidente ter dado ênfase a tão antigo mester, os pinheiros foram podados por quem "sabe da poda" e lá estão, brilhantes, viçosos, enormes, lindos. Vê-se a olho nu que adoraram a intervenção humana e até o seu porte tem agora um ar majestoso, talvez até aristocrático. Os pássaros gostam de por lá andar - corvos, melros, peneireiros, pintassilgos - o vento sussurra nas agulhas, as nuvens espreitam de cima e impedem que o Sol castigue muito. Lá bem no alto, o mundo é outro, até na forma como o clima se comporta. 

Mas, como sempre, "não há bela sem senão": os ramos cortados ficaram espalhados por toda a extensão do pinhal e há necessidade de os apanhar, não só porque sim mas também por darem jeito à lareira, quando o inverno chegar. O trabalho é duro - apanha, corta, ensaca, transporta - tudo feito por "avenidas" cheias de socalcos e com inclinação acentuada.

A agricultura, para além de ser "a arte de empobrecer alegremente", puxa pelo cabedal a sério!

Sem comentários: