sexta-feira, 18 de junho de 2021

EURO 2020


Decorre até ao próximo dia 11 de Julho o Campeonato Europeu de Futebol que, neste ano especial, também contém, ele próprio, algumas especificidades. Desde logo, realizar-se em ano ímpar, mantendo a designação Euro 2020, por a pandemia ter impedido a sua concretização no ano que lhe estava destinado. Não me recordo de alguma vez isto ter acontecido, mas o malfadado coronavírus tem transtornado tudo, até o futebol.

A minha memória, que já não é grande coisa se é que alguma vez foi, também não alcança qualquer outro Europeu que tivesse lugar em tantos países. São onze ao todo - Alemanha, Azerbaijão, Dinamarca, Escócia, Espanha, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Roménia e Rússia - e que os jogos privilegiassem uns países em detrimento de outros. De facto, na fase de grupos, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Holanda e Inglaterra, disputam os três jogos nos respectivos países, apoiados pelos seus adeptos e sem necessidade de deslocações. Há ainda três outros - Escócia, Hungria e Rússia - que também jogam em "casa", embora apenas por duas vezes. Os restantes  quinze, entre os quais Portugal, jogam fora do seu país e, ainda por cima, disputam dois jogos numa cidade e o outro num outro país.

Claro que a pandemia é a responsável por tudo isto e a UEFA garante que a competição será disputada em perfeitas condições de igualdade para todas as equipas, uma vez que, sem qualquer excepção, todos iniciarão os jogos com onze jogadores.

Assim, não há quaisquer dúvidas sobre as condições iguais para todas e, se porventura elas surgirem, o VAR estará a postos para tudo esclarecer.

2 comentários:

Anónimo disse...

E faz hoje 11 anos que morreu José Saramago

Casa da Ginja disse...

E, já agora, Maria Bethânia fez hoje75 anos.