sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Jogo do pião

Embora o mundo esteja cheio de notícias, não me surgia nada de novo para registar no dia de hoje, em que a tempestade Alex avisou que vinha mas, felizmente, pouco por ela se deu aqui no Oeste. 

Já toda a gente falou da morte de Quino, que deixou a Mafalda sem pai; a contaminação de Trump e da sua "partenaire" é abertura de todos os telejornais mas não é assunto sobre o qual me dê vontade de escrevinhar; a desgraça que passou ontem por Alvalade e o "galo" que o Rio Ave teve também são assuntos para os comentadores sapientes e não para um leigo, ainda por cima provinciano.

Sem perder pitada da Volta a Portugal em bicicleta, que hoje chegou a Águeda e amanhã partirá daqui, espreitei um mail do meu amigo ADS, que me fez trazer à memória o jogar ao pião, parte integrante da minha meninice. Não tinha a perfeição dos jogadores do vídeo, mas dava-lhe um jeitito. Ainda hoje há um pião cá em casa, com "cordina" e tudo, pronto a ser lançado não já no chão de saibro mas no cimento liso. A técnica não é a que era, mas ainda consigo pô-lo a dançar e apanhá-lo para a mão, utilizando o polegar e o indicador com a destreza possível. Jogar "do ar à mão", isso não. É atrevimento que nem ouso experimentar, não vá o pião magoar-se, coitado. Também por cá não existe nenhum "pião das nicas", exemplar normalmente velho, que era utilizado para suportar as "ferroadas" dadas pelos parceiros de jogatina, quando se perdia, evitando, dessa forma, que o principal se degradasse.

Agora, a julgar pelo vídeo japonês, que não consigo aqui reproduzir, é tudo muito mais técnico e sofisticado, para espectador apreciar. Mas o meu pião lançado há pouco, fica aqui lindamente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para rir e cantar:
"Eu tenho um pião, um pião que gira!
Eu tenho um pião mas não to dou não!
Gira, que gira o meu pião!
Mas não to dou, nem por um tostão!
Eu tenho um pião, um pião que gira!
Eu tenho um pião mas não to dou, não"!

Anónimo disse...

Quem sabe sabe e nunca esquece. Tal como andar de bicicleta.
E qual o pião que não rodaria em piso tão bonito? Até ficou tonto, mesmo de cair para o lado...