terça-feira, 20 de outubro de 2020

Todos falam ...

Por o céu vai uma nuvem,
Todos dizem bem na vi,
Todos falam e murmuram,
Ninguém olha para si.
Cancioneiro tradicional de 
S. Jorge - Açores

As polémicas sobre a forma de agir perante a pandemia têm aumentado, nos últimos tempos, tanto ou mais que a própria doença.

De gente a fazer-se ouvir com a veemência de quem sabe, e divulga, o resultado depois do jogo realizado, de outros muito preocupados com a sua privacidade e a sua liberdade mas pouco com a dos outros, de alguns, com responsabilidades no sector da saúde, que gritam e avisam que vai tudo sucumbir por falta de recursos humanos e financeiros, somos inundados a toda a hora, correndo o risco de nos afogarem sem sequer vermos a onda.

Quem sabe, de ciência certa, refere com humildade que ainda se está longe de ter certezas, que os esforços são muitos e os resultados ainda poucos.

Entretanto, os cidadãos interventivos continuam a utilizar as redes ditas sociais para veicular as suas "verdades" e os seus "conhecimentos" profundos sobre o tema, sem cuidar de saber se, com as suas afirmações, não estarão a contribuir para a depressão de muitos, para quem tudo o que aparece é verdade, mesmo as asneiras.

Hoje, para além da máscara, teremos de usar chapéu de chuva ou não sair da casinha. A Protecção Civil manda mensagens a recomendar cuidado, que a depressão é Bárbara.

1 comentário:

Anónimo disse...

Somos um país de entendidos, de sabichões, de influencers como agora de diz, de parvos que vão atrás das canas que os outros atiram.
Quanto mais não ganhariam se estivessem sossegados sem teclar para a confusão e o desassossego.