quinta-feira, 17 de março de 2022

Finalmente?

A avaliar pelos ecos que nos chegam, parece que estará em vias de se concretizar a "vacina" que acabará com a mortandade e com a destruição que a Rússia e o seu "dono" instalaram na Ucrânia, desde o passado dia 24 de Fevereiro. Já lá vão 24 dias! Tenho a sensação de que são ecos distorcidos e continuo bastante céptico em relação ao fim que se deseja, embora não tenha nenhum conhecimento que me permita fundamentar. Apenas me limito a ansiar que o meu cepticismo não vingue e que aquela selvajaria acabe "ontem".

Pelo que sei, habitarão na Ucrânia cerca de 44 milhões de pessoas, havendo mais alguns milhões de ucranianos espalhados por vários países, entre os quais Portugal. De acordo com as informações veiculadas pela ONU, mais de três milhões já abandonaram o país e haverá à volta de seis milhões que se encontram deslocados internamente. 

É muita gente, não haja dúvida! Mas é tão pouca quando comparada com a que se mantém nas suas terras, sabe-se lá em que condições e com que sofrimento. 

A História há-de encarregar-se de adjectivar os autores desta vergonha, mas isso não trará nada de importante para quem o sofreu nem lhes servirá de consolo.

Sem comentários: