sábado, 12 de março de 2022

Qualidade

Aprendi cedo que não se pode confundir a beira da estrada com a Estrada da Beira ou o bife à milanesa com o bife em cima da mesa.

O que está a passar-se na Ucrânia e os reflexos que tem sobre pessoas que por lá nasceram, ucranianos ou russos, demonstra como as frases são verdadeiros axiomas: não podemos confundir aquela gentalha que detém o poder na Rússia com a grande maioria dos russos, vivam eles lá ou aqui. Também nem todos os ucranianos serão heróis e alguns haverá que até serão vilões. 

Não se tome a parte pelo todo nem se confunda a árvore com a floresta. Haverá russos que não prestam, mas isso não é determinado por terem nascido russos e sim por serem pessoas, como todos nós, cheias de defeitos e, talvez, algumas qualidades. O mesmo acontece com os ucranianos, os portugueses, os franceses, os americanos, os ganeses, os angolanos, os alemães, os chineses, os coreanos, os vietnamitas e, pasmem, até com os esquimós e, ainda por provar, até com os marcianos.

A cor da pele, a origem, o sexo, o sítio onde se mora, não determinam nada. A qualidade do animal, essa sim, sem qualquer dúvida!

Sem comentários: