quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Chover no molhado ...

As entidades oficiais asseguram, com veemência, que os dragados da Lagoa são 80% de material limpo, classificado no Grupo I, e que apenas os restantes 20% poderão ter alguma contaminação. Daí não haver qualquer perigo para a saúde pública nem para o ecossistema, garantem.

Ficamos todos descansados, principalmente se deixarmos de ir à Foz. Hoje, apesar de o "aparelho" não estar a trabalhar - não consegui confirmar se "trambolhou" de novo -, a água do mar e da lagoa metia medo e causava repulsa, ainda que só os pés a fossem experimentar. O verde límpido foi substituído (talvez porque o Sporting perdeu por muitos) por um cinzento acastanhado, e o cheiro a maresia por um odor estranho, que parece uma mistura de algas com outras coisas mais esquisitas mas, pela certa, apenas normais.

Voltaremos a ter a Foz límpida e bem cheirosa? A ver vamos, mas os sinais não são muito animadores, mesmo sendo optimista.

Os pescadores esfregam as mãos de satisfação e um deles, dos mais antigos, referiu que, anteontem, apanhou mais de 40 quilos de robalos com mais de 1 quilo cada um.

- Nunca tinha pescado tanto, e os outros também ... tive de ir comprar uma arca nova! Sim, que eu não vendo peixe a ninguém. Está guardado para eu e a minha família irmos comendo.

- E hoje?

- Está fraco, mas ainda é cedo. A maré está a subir até quase à uma hora. Vamos ver!

A pescaria satisfaz alguns, mas não diminui a tristeza de muitos que conhecem bem a praia. 

Venha depressa o Inverno. "Penas que não se vêem, não se sentem". 

1 comentário:

Anónimo disse...

... essa do verde límpido ter sido substituído porque...