sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Livros (lidos ou em vias disso)

(...) "- Não te faço uma vénia porque acabei de me sentar, Carlinho. E a Maria Luísa? Sempre nas suas visitas aos pobres? Como pode manter essa expressão de paz, paralelamente às visitas regulares aos bairros da lata, aos bairros da fome? Não fica com os olhos pesados, com a alma pesada, das coisas que vê?

- Com as minhas visitas aos pobres passa-se o mesmo que com o livro do Miguel - não são coisas de que se fale.

- Bem, eu nunca me entregaria a essa caridade ordenada, pautada, - percebe com certeza que não estou a ofendê-la, que a estimo e que a acho muito boa - mas que ataco essa caridade das segundas, quartas e sextas, como ela é praticada pelas beatas que a rodeiam. Eu nunca poderia fazê-lo, mas, se o fizesse, se a minha vida fosse dirigida para esses caminhos, parece-me que nunca mais teria coragem de comprar um vestido de seda natural, como o seu, ou de jantar num bom restaurante, e mais uma enfiada de coisas.

<<Bravo, Silvana, aí saltas tu com a tua sede de Absoluto, eu bem dizia ...>>

<<Esta rapariga parece desencabrestada. Quem diria, com aqueles ares de seresma ... O Leonardo, já lhe cheirava a esturro.>>

- Vêem? Esta é a Silvana. Onde entra agita logo a atmosfera. Parece um vendaval! Um furacão. Um ciclone. Silvana é bonito nome para ciclone. Os americanos ainda não se lembraram. (...)"

Viver com os outros
Isabel da Nóbrega
Portugália (1965)

Nota: Isabel na Nóbrega morreu ontem, aos 96 anos.

Sem comentários: