terça-feira, 25 de maio de 2021

Gavetas

As gavetas das secretárias são, por norma, um poço sem fundo. Podem estar a abarrotar mas cabe sempre mais um papel, que se guarda, na certeza de que não será necessário e com a convicção de que pode vir a ser preciso.

Ainda não foi tudo destruído, mas já "marchou" muito lixo! Surgiram recordações pessoais, profissionais, de amigos, engraçadas, tristes, umas que foi difícil lembrar, outras que abriram logo a porta da memória.

De entre os muitos papéis que vão permanecer até que alguém, mais corajoso, lhes dê o destino devido, surgiram uns versos de "pé quebrado", feitos em 1991, para integrarem uma revista levada à cena nos Pimpões. Já não recordava nada daquilo e, confesso, senti alguma nostalgia que os trinta anos passados trouxeram à tona.

Se à noite TV não vejo 
Já não durmo descansado
Saindo, embora, o bocejo
Eu nunca perco o ensejo
De mirar aquele quadrado.
Vivo contente e feliz
Pelo menos até pró ano
Vejo o primeiro do Moniz
E o dois do Adriano!

Quando chego, é a rodinha 
do Herman, que sensação!
Com sua amiga Rutinha
Lá vai ganhando a vidinha
e gozando, o malandrão!
Depois, para m'actualizar
As notícias eu escuto.
São formas do verbo armar
São artes de guerrear
E é mais gente de luto!

Há guerra lá para o leste
Há fome na parte sul
No Biafra foi a peste
Houve revolta a sueste
Só aqui é tudo azul!
Sim, porque cá no cantinho
De novo, nada acontece
Em S. Bento há Cavaquinho
O Mário está bem gordinho
E o Álvaro não envelhece!

Telejornal terminado
Preparo olho e ouvido
Pra um prato recheado
De tudo o que é enlatado
E nos vai ser impingido!
Mas o Cavaco que olha
Por mim e por toda a gente
Acaba de fazer a escolha:
(Quase qu'ia dando trolha)
Vai haver TV diferente!

Não há fome sem fartura
Diz o povo em sua crença
Houve bastante soltura
Combinações de postura
Chuchou no dedo o Proença!
E eu contente e feliz
Agradeço a decisão
Já não é só o Moniz
Vou ter também Balsemão!

Que Deus me salve e proteja
(Não, não me levem a mal)
Que reze pela Merdaleja
Pra na TV da Igreja
Poder ver o Pantanal!
Oh! Não estão bem aferidos 
Os alqueires da minha mona
Se o Império dos Sentidos
Pôs padres, bispos, cabidos
A andarem numa fona,
Queria eu, um mortal,
Ver na TV da Igreja
As brasas do Pantanal! 

1 comentário:

Anónimo disse...

A tua "veia" também mantém a mesma dose de ironia. Bom sinal.