quinta-feira, 13 de maio de 2021

Aula de condução

A estrada era de terra, utilizada apenas, e pouco, pelos tractores agrícolas. Não parecia oferecer qualquer perigo. O carro entrou, sem quaisquer problemas, e internou-se no pinhal, percorrendo talvez uns duzentos metros. O sossego era total. Os pássaros já dormiam há muito e talvez se tivesse ouvido o pio de uma qualquer coruja assustada com a invasão de um objecto para ela muito estranho. Deve ter-se afastado e matutado no que viriam para ali fazer dois intrusos, ainda por cima instalados numa carripana metálica, com um barulho ensurdecedor para os ouvidos duma ave tão discreta. As dúvidas da coruja ainda hoje devem permanecer por esclarecer e assim vão ficar, não vá ela ter acesso à internet e ler estas palavras mal amanhadas.

Cumpridas as tarefas que justificaram a deslocação, houve necessidade de regressar e era imperioso voltar a viatura, por o percurso ser muito difícil de fazer em marcha-atrás. A manobra parecia fácil. Havia espaço entre os pinheiros que dava perfeitamente para, em três ou quatro viragens, conseguir a inversão necessária para o regresso. Com o que não se contou foi com a cobardia do piso, que cedeu ao peso das rodas traseiras ou ao incómodo da visita. E, de cada vez que se acelerava, as rodas mais se enterravam.

E o tempo passava ... Afinal, era Primavera, tinha chovido bem no dia anterior e, por debaixo da caruma, a terra não colaborava em aventuras de gente pouco cuidadosa e precavida. Partir troncos e colocá-los debaixo das rodas, empurrar com toda a força existente, ajudando o motor a conseguir safar a enrascada, era a solução. Dilema: empurras ou guias? As duas coisas ao mesmo tempo são impossíveis e inconciliáveis. 

O carro tinha um botão do ar, que ajudava a pegar em tempo frio e permitia acelerar o motor de forma permanente e sem recorrer ao pedal. 

- Carregas o pedal da embraiagem até lá abaixo e seguras o volante. Quando eu gritar, vais levantando o pé, devagar, e carregas outra vez assim que eu gritar de novo. Percebeste?

A aula de condução não resultou em pleno, mas o salto dado pela viatura com o levantamento brusco do pedal da embraiagem, aliado à muito força feita apesar da lama, permitiu que as rodas ficassem em terra firme.

O tempo prega-nos cada partida ...

Sem comentários: