domingo, 2 de maio de 2021

Vacina

Uma manhã atribulada, com uma desorganização digna de reportagem da CMTV mas, finalmente, tudo acabou quando, quase à uma da tarde, o enfermeiro apalpou o meu braço esquerdo e aplicou a agulha, tal como eu estou farto de ver na televisão. Por isso, não olhei.

À chegada já havia uma fila enorme e gente a barafustar. A desorganização era evidente e as pessoas que, supostamente, eram as responsáveis de serviço, mais pareciam "baratas tontas", sem método visível nem qualquer linha coerente de trabalho. Duas listas de letras pequeninas, uma voz a chamar quem não estava presente e a continuar a insistir, apesar da evidência de que havia qualquer coisa de errado na listagem em seu poder. Na outra listagem, surgia uma pessoa talvez em cada dez nomes chamados e sem qualquer correspondência com a hora.

Ouviam-se vozes de contestação e a resposta dos ditos responsáveis era sempre a mesma:

- A culpa não é nossa. As listagens não estão bem ...

Depois de muitos protestos e da chegada da PSP para acautelar a ordem e manter o distanciamento, alguém teve a ideia brilhante de tomar uma decisão.

- Quem tinha a hora marcada para antes das dez, vai para ali.

Tinha marcação para as 10H01. Perdi a oportunidade por um minuto, mas ganhei a esperança de conseguir cumprir o que me tinham destinado para esta manhã de Domingo - ser vacinado. 

Daí a pouco, as "ovelhas" com marcação entre as dez e as dez e meia, foram mandadas para outro "redil" e receberam o papelucho para irem preenchendo. Os da primeira leva iniciaram a viagem para o interior do pavilhão, sempre com algumas dificuldades na descoberta do nome de cada um. Mas a fila foi-se movimentando ...

Finalmente, chegou a minha vez. O meu nome não foi fácil de encontrar, por as letras serem pequenas e ser um raio de um nome que não lembra ao diabo e se torna difícil de encontrar por quem tem dificuldades com o alfabeto e também não sabe bem como se escreve. (Não é com H, não!)

Vencidas as montanhas burocráticas, um minuto com o enfermeiro, com conversa sobre o acontecido pelo meio, meia hora sentado e rua, de papel passado, para não haver dúvidas.

Há gente tão complicada ... e como se julga importante. Quando saí já havia grades para acondicionar as "ovelhas" ...

Eficiência, mesmo ao Domingo!

1 comentário:

José Manuel Serrenho disse...

Também estive nesse redil,mas das 11,49h e fiquei livre pelas 2h. Grande abraço.