sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Dia Mundial da Música

É proibido estacionar ... mas pode-se parar, ficando alguém ao volante para se pôr a mexer, caso surja o "chui" mal disposto.

O livro faz sempre companhia e o "motorista" está concentrado a ler mais algumas páginas, completamente alheio ao que se passa à sua volta. De repente, o carro abana com o barulho característico da batidela. Os olhos levantam-se e vêem a carrinha, branca, já a afastar-se um pouco, depois do mal feito, que se espera seja pouco.

O velho sai do carro e o novo abeira-se do ponto de encontro das duas viaturas. Nem bom dia, quanto mais desculpas.

- Ah! Não foi nada. Encolhe os ombros. Distraí-me a olhar para ali. E aponta o café.

- Deve ter mais cuidado com as manobras e com os outros.

- Com essa idade nunca errou? O que é que quer!

E voltou costas, ainda a "momar" mais algumas palavras, que não percebi nem quis entender. Afinal o velho não devia estar ali parado, àquela hora, quando havia alguém a trabalhar e a necessitar de estacionar o carro e que, coitado, era distraído sem nenhuma culpa disso.

Regressou daí a pouco, com dois sacos de plástico cheios de pevides, que foi buscar/comprar à praça. Percebi logo o caminho das desculpas que eram devidas: as pevides serão acompanhadas de umas cervejolas e as cascas irão para o lixo, fazer companhia às desculpas que já por lá estarão há anos.

Voltei ao livro e ainda li mais duas ou três páginas, até a "cliente" chegar.

Mas estou contente. Tive "música" logo pela manhã, no Dia Mundial da dita, e o carro nada sofreu, a olho nu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cantigas, (desculpas) leva-as o vento. 🚙🍻