sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Viagem solar

Nasceu lá no Este europeu e mandou avisar toda a gente de que traria calor para esturricar os corpos, mesmo aqueles que já são castanhos de natureza. Os serviços de meteorologia e os orgãos de comunicação social, sempre muito atentos, difundiram a boa nova e os avisos com cores, alertando todos os veraneantes para os inconvenientes da exposição solar e os trabalhadores agrícolas para as proibições que estão em vigor, nos trabalhos e nas queimadas.

O Sol veio no TGV até Vilar Formoso, tomou lugar no Intercidades e desceu a Santarém num instante. Estava convencido que aí poderia apanhar uma outra composição com destino ao Oeste e que seria um pulinho até chegar à praia. Consultou os avisos, espreitou os mapas e nada, não encontrou nada. Ficou perplexo. Procurou o Chefe da Estação e indagou como poderia prosseguir a viagem.

- Só na Rodoviária e não vai ser fácil. Mas tente!

Conseguiu lugar num autocarro até Rio Maior e, cansado da viagem e dos transbordos, ficou por ali. Afinal de contas, a cidade é pacata e engraçada, até tem minas de sal, e os tipos lá do Oeste, que não se preocupam em arranjar comboios em condições, que esperem sentados.

Talvez amanhã ... ou na próxima semana! Tudo vai depender de as nuvens chegarem (ou não) a Rio Maior.

Sem comentários: