sábado, 7 de agosto de 2021

Vícios

Há muitas coisas que já não conseguirei concretizar, mesmo que viesse a terminar para além dos cem, desiderato que não será atingido ainda que a minha vontade fosse muito forte.

Uma delas é ler todos os livros que tenho, todos os que ainda espero adquirir e aqueles que gostaria muito de ter lido mas que não foi possível fazê-lo no tempo devido. Ler é uma paixão que pede meças com o prazer de comprar. Talvez seja melhor utilizar a palavra vício em vez de paixão. Chega a ser obsessivo, a quase não ter limites e a obrigar a tento na "pinha" e na carteira. Para ajudar, estas modernices dos cartões, dos telefones e de todas as demais formas de gastar facilmente o dinheirinho, subtraem a noção de custo, desvalorizam o gasto, menosprezam a necessidade e reduzem o racionalismo a quase zero. Ainda por cima, há formas de pagar que demoram mais de um mês a produzirem efeitos visíveis na tal carteira, que é nova e, se não se cuida, abre-se em demasia. Nem tem moedas a tilintar ...

- Tenho aqui tantos para ler ... mas este não posso deixar de comprar. 

- E este, que saiu agora e é de um autor de quem nunca li nada. A sinopse é interessante e li uma crítica muito boa. 

A Feira do Livro vai começar a 26 de Agosto. A lista está feita e sofrerá muitas actualizações. Para além disso, no local há sempre qualquer coisa que chama, apela, manifesta-se. Está decidido: até lá, por muito forte que seja a vontade, não comprarei mais livros!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito!

Anónimo disse...

Estou curioso para ver a lista dos livros que vai comprar na Feira.