sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Adeus

Como todos os meus antecessores, vou embora hoje e, estou convicto, ninguém terá saudades minhas. Aqueles poucos segundos que antecederão o meu eclipse servirão para toda a gente fazer votos de que o meu substituto - 2022 - seja bem melhor do que eu e traga só coisas boas (como se isso fosse possível).

Já cá não estarei para ver, mas também espero que a história venha a registar sensíveis melhorias em 2022, quando o comparar comigo. Eu próprio, no ano passado, trazia a missão e havia registado os inúmeros pedidos para fazer esquecer 2020. Não consegui e disso me penitencio, ainda que a culpa não me possa ser atribuída. Se algum poder me restar, o que duvido, vou mobilizar toda a minha competência, e experiência, para eliminar o malfadado "bicho", tentando contribuir para que um normal, ainda que novo, se reinstale.

Também procurarei, noutras áreas, exercer a minha influência discreta, tentando que o Rendeiro seja presente à justiça, que o Salgado melhore do Alzheimer e seja julgado, que as mulheres do Afeganistão deixem de ser perseguidas, que a Rússia não invada a Ucrânia, que o Mediterrâneo deixe de ser cemitério e volte à sua condição de mar, que os húngaros, os turcos, os bielorussos e os brasileiros se livrem daquela gentalha que neles manda, e que aconteçam muitas outras coisas que tornem o mundo mais justo.

Espero ainda conseguir ver o resultado das eleições provocadas no meu tempo e que irão ter lugar já sobre a égide do meu sucessor e não ouvir lamentações pelo sucedido, principalmente da boca de quem nelas apostou. Não tenho a menor ideia do que vai acontecer no Benfica, agora que deixou de haver Jesus na sua época e no resto do ano, mas o futebol todos os dias surpreende.

Estou louco!? No final do dia de hoje acaba-se tudo. À meia-noite já cantará outro galo e eu vou ficar na prateleira dourada dos anos passados, à espera que os historiadores me contem, descrevendo bem o que foi a minha vida em 365 dias de forte agitação e desventura. Tenho consciência que passo ao meu sucessor um mundo muito complicado, cheio de escolhos e contradições, com as pessoas, egoístas, a nem olharem para o chão que pisam.

O vosso impotente mas dedicado
2021

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal, 2021, valeu a pena passar por todos os teus dias. Venha o seguinte e traga o Bem e o Bom. 🍾🥂🍀

Anónimo disse...

Vamos acreditar que sim, que 2022 vai ser melhor.
Talvez demore no arranque.
Mas todos os dias passaremos por aqui, para saber o que vai acontecendo.