terça-feira, 5 de julho de 2022

Palavras bonitas

Para o meu neto Gil, que hoje completa 16 anos e, do alto do seu metro e oitenta e cinco me olha sempre com um sorriso desconcertante e um afecto enorme, que eu procuro e, se calhar, nem sempre consigo, retribuir com todo o carinho.

É o meu neto GRANDE, que se equilibra em sapatilhas 45 e se alimenta de forma a repôr o esforço diário que os muitos quilómetros natatórios lhe consomem. Apesar disso, ainda consegue arranjar tempo para ler, muito, e ser um excelente aluno.

Parabéns, meu NETO!

FÁBULA DA FÁBULA

Era uma vez
Uma fábula famosa,
Alimentícia
E moralisadora,
Que, em verso e em prosa,
Toda a gente
Inteligente,
Prudente e sabedora
Repetia
Aos filhos,
Aos netos
E aos bisnetos.
À base duns insectos,
De que não vale a pena fixar o nome,
A fábula garantia
Que quem cantava
Morria
De fome.

E realmente ...
Simplesmente, 
Enquanto a fábula contava,
Um demónio secreto segredava
Ao ouvido secreto
De cada criatura
Que quem não cantava
Morria de fartura.
Diário VIII
Miguel Torga
Gráfica de Coimbra (1959)

Sem comentários: