sábado, 15 de janeiro de 2022

Malabarismos

Numa época em que toda a gente faz contas, apresenta cálculos, clarifica custos, refere receitas, tudo suportado por uma enorme certeza de coisa nenhuma, veio-me à ideia um episódio dos muitos que vivi na minha longa (e já esquecida) carreira profissional.

O homem apresentava-se como empreendedor cheio de experiência, com negócios de sucesso em vários países da Europa e trazia consigo um estudo económico para suportar a certeza de que não só o investimento previsto era altamente rentável como importantíssimo para a economia nacional. O banco não correria qualquer risco e seria um parceiro a lucrar imenso com a participação. Só tinha que aprovar o crédito e esperar pela rentabilidade e pelo impacto positivo que um financiamento deste calibre teria na sociedade.

- Com a sua experiência, saberá que não há investimentos de risco zero e também percebe que o banco tem de analisar muito bem o que pretende. Não estamos a falar de trocos e o dinheiro é dos clientes que em nós confiam.

-  Claro que compreendo. Mas, ao ler o estudo económico, verá todas as suas dúvidas esclarecidas.

O crédito destinava-se a financiar a construção de um restaurante "completamente diferente do que existe por aí", a cerca de dez quilómetros da cidade, numa zona despovoada, onde já nem sequer existia agricultura de subsistência. Mas isso era de somenos ...

Se tivesse qualidade, as pessoas iriam. Era referido na introdução do estudo: "pretende-se construir um restaurante único, que desperte a curiosidade, capriche na comida e seja pólo de atracção para a região e para o país."

Analisada a longa dissertação que instruía e fundamentava o pedido de crédito e os números que lhe davam suporte, nova conversa com o empreendedor.

- Gostava de perceber como é que o senhor conseguirá, numa sala de 100 lugares, servir 400 refeições por dia, 365 dias por ano.

- Simples: rodamos a lotação duas vezes em cada refeição.

Fiquei esclarecido. O crédito não foi autorizado e o local ainda hoje está disponível para qualquer empreendedor com vistas largas.

A matemática é uma ciência exacta e, em cenários, proporciona brincadeiras até à exaustão.

Sem comentários: