terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Sondagens

De acordo com as sondagens que têm sido divulgadas, os resultados das eleições do próximo domingo darão a vitória ao PS ou ao PSD, sendo claro que, para chegar a estas conclusões, foram necessários estudos aprofundados e trabalhos de campo de enorme rigor, executados por quem sabe e bem domina os desígnios daqueles que já começaram a votar e dos que o irão fazer no dia 30.

Esses trabalhos são, por lei, publicitados referindo o número de pessoas contactadas, o meio utilizado e mais uns quantos itens que elucidam e credibilizam o resultado divulgado. Até hoje, nunca tive a sorte de ser inquirido, o que, julgo, apenas sucedeu por, tal como na lotaria, o prémio que me devia ser destinado calha sempre a outros.

As conclusões, tão brilhantes quão difíceis, dão primeiras páginas de jornais e aberturas de noticiários televisivos, benefício único, julga-se, usufruído por quem paga. Longe de mim a ideia, estapafúrdia, de que poderá haver outros interesses que não a análise, fria e científica, das intenções de voto.

Aqui, na sossegada rua oestina, sem estudos nem trabalhos de campo, desde a queda do governo que se vaticina, sem margem para dúvidas, que o vencedor das eleições será o PS ou o PSD.

Na próxima segunda-feira vamos poder anunciar aos sete ventos que a nossa previsão estava certa e que, tal como tínhamos previsto, a vitória sorriu ao PS ou ao PSD. E é tão certo como dois e dois não serem cinco!

Sem comentários: