quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Século passado

Um salto a Torres Vedras para "tratar de assuntos do seu interesse", como rezaria qualquer convocatória do antigamente. Pelo caminho, como sempre, o rádio do carro sintonizado ora na Antena 1 ora na Antena 2. Calhou a sorte à Antena 1 ou, melhor, a mim.

- Passam hoje 40 anos do lançamento de um EP de Amália Rodrigues, onde figurava "O Senhor Extraterrestre", de Carlos Paião.

Lembrava-me bem da música. Fui ouvindo a emissão especial e sonhando ... Há quarenta anos, ainda eu não tinha chegado aos trinta e dava os primeiros passos como quadro bancário, em Peniche. E a música era, como sempre foi, a companhia no caminho feito diariamente, sem auto-estradas nem IP's, com paralelo escorregadio na Serra D'El Rei e na Coimbrã, e um pobre homem, cujo nome já não recordo, a dar orientações ao trânsito no centro da Atouguia da Baleia, onde a rua, enforcada, não dava espaço para dois carros cruzarem.

E, nesse tempo, havia mais de cinquenta traineiras dedicadas à pesca da sardinha, com as companhas pagas à quinzena, a dinheiro, na maioria das vezes às mulheres dos pescadores que delas faziam parte,  mais uns quantos barcos que se aventuravam longe, ao peixe mais grosso, e davam os primeiros passos as sociedades mistas com a Mauritânia, tal como os plafonds de crédito que abririam as portas à intervenção do FMI.

Desse tempo ficaram muitas e boas recordações e "O senhor extraterrestre" faz parte delas ...

Sem comentários: