segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Notícias

Na manhã de hoje, aconteceu uma reunião entre as duas partes beligerantes - Rússia e Ucrânia - na procura de uma solução para o conflito que já leva alguns dias. Até ao momento, ainda não se conseguiu apurar as conclusões da dita reunião.

Dito assim, podia ser uma notícia de jornal televisivo, se lida por uma voz simpática, e ilustrada com metade do écran a exibir uma situação já antiga. O momento que se atravessa é grave e pode tornar-se dramático, digo eu, fazendo o papel de "achista", como tantos outros,  e tendo por base apenas e só o que vemos, ouvimos e lemos, como dizia Sophia.

Há coisas que me desconcertam: olho para um qualquer canal dos noticiosos e verifico a passagem em rodapé de notícias há muito desactualizadas, muitas vezes antecedidas ou sobrepostas da legenda, branca sobre fundo vermelho, de "ÚLTIMA HORA". E isto passa todo o santo dia, algumas vezes com erros ortográficos, e ninguém dá fé. 

A pressa sempre foi inimiga da perfeição. Se eu não morresse, nunca! E eternamente buscasse, e conseguisse, a perfeição das cousas!, dizia Cesário Verde, sem pressas. O jornalismo está a viver um ciclo diferente, talvez deficiente, e a deixar que as modas substituam o rigor. As redes ditas sociais já são fonte de notícia e, muitas vezes, o que por lá é espalhado, acaba aproveitado para trabalho.

Preocupa-me ... mas deve ser da velhice!

Sem comentários: